Pierre Balmain:O arquiteto da moda


Tudo começa com o nascimento de Pierre Balmain em 18 de maio de 1914 em Savoie. Seus pais tem uma grande loja de tecido  que emprega muitos membros da família. Pierre gasta sua infância feliz e mimado, entre metragens de seda e fugas nas montanhas. O sonho da mãe é que o filho seja arquiteto, ele imagina ser um designer. Aos 11 anos, ele saiu de casa para entrar na pensão Chambery pensão, em seguida, continuou seus estudos em Paris. É desenhando alguns figurinos para o Lido que o jovem decidiu deixar de fora a arquitetura para o benefício da moda.

Ele então tentou a sorte nas oficinas de Mr. Molyneux, que vai muito bem nos testes, terminando a contratação em 1934. Ao lado da moda mais popular da época, Pierre Balmain é agora uma boa escola para ele e armas. Em 1939, juntou-se Lucien Lelong e desenvolve sua técnica de corte. No entanto, eventos internacionais vai parar sua carreira: a guerra é declarada e ele é convocado. Ele vai, contudo, ser desmobilizado em 1940, e voltar para seu país.

Leva com ele o estilista  Lucien Lelong - de passagem em Savoie - chega a  pedir-lhe para tomar as rédeas da criação da  coleções Lelong ao lado do jovem Christian Dior, e  Pierre Balmain decidi voltar para a capital. Apesar da escassez e falta de meios, Balmain se questiona se um de seus projetos - um vestido preto de crepe chamado de "pequeno lucro" - vai mesmo ser controlado por mais de 360 clientes ...
Em 1945, a guerra acabou e Pierre Balmain, em seguida, decidiu  abrir sua própria casa de alta costura. Devemos-lhe (e Balenciaga e Dior) a renovação da costura do pós-guerra. As criações muito afiadas de Balmain - onde se sente o rigor e o olho do ex-arquiteto - seduzir parisienses. Em paralelo, o designer desenvolve perfumes: em 1947, "Vento verde" será o primeiro de uma longa série. De 1953 a 1962, ele terá ao seu lado um então desconhecido assistente público Karl Lagerfeld.

Logo, o estilo de Balmain, tanto ousado e sofisticado, e projetado para uma mulher ativa, elegante e ansiosa para agradar, é imitado. Este é o momento do lançamento da fragrância "Jolie Dame", o designer defini: "É o cheiro de aventura para as noites apaixonadas e encantadas"
 A escritora Gertrude Stein, em seguida, define a chave Balmain como o "Novo Estilo francês".

Em 1956, Balmain tem mais de 600 funcionários, para atender os pedidos que continuam vindo para os workshops.  O designer, em seguida, começa a vestir as celebridades de elite: Marlène Dietrich, Michèle Morgan, Katharine Hepburn, Brigitte Bardot, Sophia Loren, Dalida ...
Seu trabalho também chama a atenção rainhas e princesas do mundo. As rainhas da Dinamarca, Bélgica e da Tailândia encomendou-lhe guarada-roupas completos. Sua popularidade é tal que faz   ele desenhar os uniformes de algumas companhias aéreas, bem como os trajes de 1968. Em 1970, Jogos Olímpicos, Balmain tornou-se uma referência reconhecida internacionalmente.No entanto, em 1982 o Criador   vem a sofrer de uma doença incurável e sai em 1982 do balanço criativo.Morre nesse mesmo ano.

Os croquis de Balmain e perfume Jolie Madame


Como o desaparecimento do mestre marca é o início das horas mais sombrias para a marca Balmain. Mesmo que seja o seu braço direito (Erik Mortensen), que, em seguida, assumiu a administração da casa (e até 1990), as coleções não são mais o sentimento de Balmain. Em 1992, Oscar de la Renta foi nomeado diretor artístico da casa. Por 10 anos, ele vai receber a marca de seu talento. Suas criações ultra-sofisticadas, em seguida, se reconectaa com as estrelas, e sedus Liza Minnelli, Nancy Reagan, Ivana Trump, Jacky Onassis e Fay Dunaway.


No entanto, em 2002, Oscar de La Renta deixa o navio.A maison Balmain, em seguida, deriva durante 4 anos ... Foi assim até a chegada do designer Christophe Decarnin (anteriormente de Paco Rabanne) para " Balmain" fazer novamente a alegria de fashionistas. Por Christophe Decarnin,ele evoca Balmain "os vestidos de noite de princesas  de 1950, glamourosas e o perfume   Marfim". Isso ele desenvolve em seu próprio caminho, concentrando seu trabalho na costura do vestido de   noite.
Embora a oferta de criações ultra-curto ,eram absolutamente preciosos, entre rock, glamour e brilho, Decarnin respeita fundamental a casa, com base em alguma sobriedade de corte. Primeiro, ele exclui vestuário de dia, foca seu trabalho no refinamento da noite e, assim, restaura sua pimenta " Balmain" elitista.
DESFILE DE 2009


Em algumas estações, o designer conseguiu sintetizar o legado de Pierre Balmain e modernizar a imagem do plebiscito casa comprimentos extra de curtas mesma noite, e estilo aristo-rock em consonância com a mulher energética de hoje ' Hui, encarnada (de acordo com ele), por Kate Moss. Prova de seu sucesso, Christophe Decarnin conseguiu reanimar estrelas. Céline Dion, Audrey Tautou, Marion Cotillard e Gwyneth Paltrow recentemente e claramente exibir sua dependência de micro garra vestidos de jóias ...

DESFILE DE 2009


para compor esse post usei os seguintes sites:
https://www.tendances-de-mode.com/
http://theredlist.com/
http://www.metmuseum.org/
site oficial:http://www.balmain.com/

Comentários

  1. Que alegria ver que o blog está de volta e com este post maravilhoso! Parabéns!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas