Madeleine Vionnet: "a costureira" visionária




















https://www.lacparis.com/blog/fashion-forward-fin


Considerada um das mais famosas costureiras francesas, Madeleine Vionnet, exigente e visionária, apostava nas linhas limpas. Ela inventou  o corte viés. Hoje, como variadas personalidades Azzedine Alaia, Tom Ford e Vivienne Westwood, prestam homenagem ao seu talento.
Data de nascimento
22 de junho de 1876
Data de falecimento
02 março de 1975
local de nascimento
Chilleurs-aux-Bois / França
Nacionalidade (s)
francêsa
Citação (s)
"Sempre ultrapassar para conseguir."
"É a força de resistência que suporta o melhor. Só depende de você."
seu CV
Ocupação (s):  designer de moda
Empresa (s):  Callot Soeurs
Marca (s):  Madeleine Vionnet











https://www.lacparis.com/blog/fashion-forward-fin


começos:

Nascida em uma família modesta, Madeleine Vionnet imaginava  se tornar uma professora. Mas seu pai, um policial, ele é quem escolhe o seu caminho do aprendizado da costura. Aos 16 anos, em Paris, Madeleine trabalha para um designer. Em 1894, dirigindo-se para a Inglaterra. Ela aprendeu técnicas de corte de alfaite mas ficou muito indignada  como a forma das criações podiam ser copiadas,voltou  à França. Fascinada pela liberdade que surge em Isadora Duncan, ela trabalha a cortina, e a aperfeiçoa nas casas de moda das irmãs Callot e Jacques Doucet. Em 1912 ela abriu sua própria casa. O sucesso foi meteórico. Livrou as mulheres do espartilho, suas criações sublimam o corpo e proporcionam uma sensação de harmonia entre a peça e a cliente. Doze anos mais tarde,com a dedicação: ela abriu uma boutique em Nova York. Ao longo dos anos, Madeleine Vionnet inventou  o fabuloso drapeado. As mulheres que os usam tornam-se esculturas vivas. Ela cria o corte viés, e luta com unhas e dentes contra aqueles que atribuem a autoria. Nos anos 20-30, Madeleine Vionnet estabeleceu um sistema de direitos autorais para proteger suas criações.







http://theredlist.com/wiki-2-23-1249-1253-view-1920s-profile-madeleine-vionnet-3.html

http://theredlist.com/wiki-2-23-1249-1253-view-1920s-profile-madeleine-vionnet-3.html

Madeleine Vionnet trabalhou na maneira de artesãos e artistas. Seu boneco de madeira usou para trabalhar suas criações em miniatura. Ela também tinha o perfil de uma empreendedora social. Ela substituiu por cadeiras de fezes, para apoiar a parte de trás das costureiras. Bem antes do advento da licença remunerada, ela ofereceu-lhes um período de férias. No auge de sua fama, enquanto batendo as botas alemãs no chão, Madeleine Vionnet se aposenta.E é Cristobal Balenciaga quem se torna seu herdeiro direto, que aprendeu costura com ela. Em 1952, ela doou mais de suas criações para a União Francesa de traje artísticos.
    https://lechatnoiraparis.wordpress.com/2009/11/18/madeleine-vionnet-grande-pretresse-de-la-mode/

Criações históricos de culto:
Proporção, equilíbrio, movimento e verdade, aqui estão as quatro palavras que guiaram o trabalho de Madeleine Vionnet. Nada vai ficar em seu sentido matemático nem a sua inovação. Ela libera as mulheres do espartilho, inventa o revestimento da cidade, cria o corte viés."Tira" das mulheres as indumentárias nas quais sofreram durante o período entre as guerras. Ela trabalha com o veludo e o crepe com uma obsessão apesar dos materiais pesados, os desenhos devem permanecer com luz. Fluidez novamente e novamente com a cortina antiga que revela a forma feminina de elegância e abstração.





   Biografia escrita por Betty Kirke e supervisão de Issey Miyake


Os números mágicos:
1912: Criação de sua casa de moda em Paris
1924: abertura da loja em Nova York









Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas