McQueen:quebrou regras,mas manteu a tradição!








Alexander McQueen foi um dos designers de moda mais célebres de sua geração, conhecida por seus projetos altamente originais que se casaram com habilidades técnicas excepcionais.

Alexander McQueen (1969 - 2010), conhecido por seus amigos e familiares como Lee, nasceu e educou em Londres. Ele deixou a escola aos 16 anos para se tornar um aprendiz no Savile Row de Mayfair - o centro histórico da confecção de roupas masculinas britânicas - primeiro em Anderson & Sheppard, e depois em Gieves & Hawkes, onde aprendeu técnicas tradicionais de alfaiataria. Mais tarde, ele trabalhou como um cortador de padrões nos trajes de teatro Angels & Bermans.



Aos 20 anos, McQueen começou a trabalhar como cortador de padrões para o estilista japonês Koji Tatsuno, vanguardista e londrino, antes de se mudar para Milão para se juntar a Romeo Gigli, um designer italiano admirado por seus projetos românticos discretos. McQueen voltou a Londres para completar o prestigiado MA em Design de Moda na Central Saint Martins. Já era um alfaiate proficiente, aqui ele aprendeu a ser designer de moda, inspirando-se na história de Londres, seus museus de classe mundial e a cena emergente de BritArt. Sua coleção de pós-graduação ganhou grande cobertura na imprensa, e foi comprada na íntegra pela influente estilista de moda Isabella Blow.
 


McQueen lançou seu próprio rótulo em 1992. Ele foi nomeado designer principal na Givenchy em 1996, sucedendo John Galliano. Em dezembro de 2000, o Gucci Group (agora Kering) adquiriu participação maioritária na empresa da McQueen e continuou a atuar como diretor criativo. O relacionamento ocasionalmente tormentoso de McQueen com Givenchy terminou em 2001.
As influências de McQueen
O trabalho de McQueen foi admirado por sua mistura altamente original de subversão e tradição, evidente desde o início em suas calças 'Bumster', casacos afiados, tecidos corroídos, couro cortado e rendas, rendas reveladoras de carne.
"Você precisa conhecer as regras para quebrar. É por isso que estou aqui para demolir as regras, mas para manter a tradição."
Abaixo são as peças que McQueen fez para  Givenchy.


Projetos e elogios
Entre 2000 e 2010, a McQueen abriu lojas em Londres, Nova York, Los Angeles, Las Vegas e Milão. Seus projetos colaborativos incluíram trabalhar com a PUMA em uma linha especial de treinadores; Lançando o McQ, uma coleção de difusão mais barata e menor preço (2006); Liberando as fragrâncias Kingdom (2003) e MyQueen (2005); E uma coleção de cosméticos para MAC (2007) inspirada pela atriz Elizabeth Taylor em seu papel de filme como Cleópatra.
Os elogios de McQueen incluíram o título de Designer britânico do ano pelo British Fashion Council quatro vezes entre 1996 e 2001. Em 2003, ele recebeu um CBE por seus serviços para a indústria da moda e também chamado de Designer Internacional do Ano pela Conselho de Design de Moda da América. Celebridades como Nicole Kidman, Sarah Jessica Parker, Bjork e Lady Gaga usavam seus projetos.
Em fevereiro de 2010, McQueen foi encontrado morto em seu apartamento em Londres. Mais de mil convidados participaram de seu serviço memorial. A sua coleção final, inacabada (Outono / Inverno 2010) foi completada por Sarah Burton, chefe de vestuário feminino da McQueen desde 2000.
A carreira de Alexander McQueen foi celebrada na exposição , Alexander McQueen: Savage Beauty , realizado pela primeira vez no Metropolitan Museum of Art de Nova York no verão de 2011, onde atraiu 661.509 visitantes ao longo de três meses. Posteriormente, tornou-se a exposição mais visitada da V & A, recebendo 493 043 visitantes durante a corrida de 21 semanas em 2015.

Site que me ajudou a criar esse post:Victoria and Albert museum

Comentários

Postagens mais visitadas