Erwin Blumenfeld:do Dadaísmo ao fashion







Erwin Blumenfeld foi um artista e fotógrafo alemão, mais conhecido por suas contribuições para a indústria da moda entre 1940 e 50. Ele também empregou belas artes na fotografia e também era um retratista. Além disso, ele fez colagens e desenho em estilo Dada.








 Grace Kelly



Ele adorava fotografar Grace Kelly e Audrey Hepbun.
 Blumenfeld foi descrito como um dos fotógrafos mais influentes e inovadores do século XX. Ele nasceu em Berlim, em 26 de janeiro de 1897,de pais judeus.

Blumenfeld obteve sua primeira câmera em 1908, e com isso começou a fotografar e se desenvolver. Embora ele não tivesse educação formal nesse campo, ele ainda pensava em si mesmo como fotógrafo


Em 1913, ele começou sua carreira fazendo um aprendizado com Sclochauer e Moisés. Durante a primeira guerra mundial, ele foi recrutado como motorista de ambulância no exército. Em 1923, ele estabeleceu sua própria loja especializada em bolsas para senhoras em Amsterdã. Foi chamado, Fox Leather Company.
Em 1932, Erwin Blumenfeld encontrou uma sala escura completamente equipada, então ele começou a fotografar a clientela feminina desta loja. A primeira exposição de seu trabalho foi em uma galeria local de Carl van Lier.







Depois de três anos, Photographie, um jornal francês publicou uma foto por ele em sua edição.

Em 1936, sua loja faliu e, seguindo isto, foi a Paris. O fotógrafo foi contratado para fazer retratos de pessoas que vieram do mundo da arte, como Henri Matisse e Georges Rouault. Ele fez seu primeiro projeto comercial para Monsavon. Durante este tempo, ele também tirou imagens de Cecil Beaton, Valeska Gert, Leonor Fini, François Mauriac, Yvette Guilbert e Josephine Baker. Beaton ficou impressionado com Blumenfeld e, em 1937, conseguiu um contrato com a Vogue da França.





Após sua prisão em Vézelay, França e seu encontro com sua família - em 1941, eles foram a Nova York e, na chegada, Harper's Bazaar contratou-o . Ele trabalhou com o Bazaar por três anos consecutivos e começou a trabalhar como freelancer para a Vogue, americana. Nos próximos 15 anos, seu trabalho foi publicado em capas da Vogue e foi apresentado em muitas outras revistas como Life, Flair e Look. Ao mesmo tempo, ele fez fotografia para uma loja departamental de Minneapolis, Dayton's. Além disso, ele também fotografou para campanhas publicitárias para clientes pertencentes à indústria de cosméticos, como Helena Rubinstein, L'Oreal e Elizabeth Arden.


Na década de 1950, foi relatado que ele era o fotógrafa mais bem pago em todo o mundo. Muitos modelos trabalharam com ele e entre eles estavam Lisa Fonssagrives e Carmen Dell'Orefice. No final da década de 50, ele também se arrisca a criar filmes, para uso comercial. Essas imagens em movimento eram geralmente destinadas aos seus clientes cosméticos.

Os anos próximos a sua morte foram gastos em Minhas Cien Melhores Fotos, seu livro que continha apenas quatro fotos de moda por ele e outros estavam em vários assuntos.
Blumenfeld morreu em em1969.
O trabalho de Blumenfeld foi influenciado por personalidades como Man Ray, George Grosz e Lucas Cranach. Seu trabalho de moda era freqüentemente colorido, enquanto seu trabalho em outros assuntos estava em monocromático. Ele usou muitas técnicas de fotografia diferentes, como exposição dupla, impressão em sanduíche, solarização, véus e espelhos.
O trabalho de Erwin Blumenfeld foi exibido em todo o mundo em locais, como a Galeria Witkin de Nova York, 1978; Centro de Paris Georges Pompidou, 1982; Museu de Israel de Jerusalém, 1981; Galeria Rachel Adler de Nova York, 1988; Centro Barbican de Londres, 1996; Galeria James Danziger de Nova York, 1999; Galeria Ubu de Nova York, 1999; Museu de Fotografia Haque de Netherland, 2006; Museu da Alemanha Folwang e Somerset House de Londres, 2013; entre outros. Uma de suas exposições está programada para 2014 no Museu de Arte Multimídia de Moscou.


sites que me ajudaram a compor esse post:
http://www.famousphotographers.net/
http://theredlist.com/

Comentários

Postagens mais visitadas