Isadora Duncan: mais que uma bailarina;uma libertária!







Data de nascimento 26 de Maio de 1877 ,  San Francisco, Califórnia, EUA
Data da morte 14 de Setembro de 1927 ,  Nice, Alpes-Maritimes, França
Nome de nascença Angela Isadora Duncan
Altura(1,68 m)
Isadora Duncan era uma dançarina americana e educadora inovadora conhecida por projetos interdisciplinares e inter-cultural, e um casamento agitado com o famoso poeta russo Sergei Esenin .
 Seu pai, Joseph Duncan, era um homem culto, um poeta e um conhecedor de arte, que trabalhou para o Banco da Califórnia. Sua mãe, uma pianista amadora, depois de se divorciar de seu pai, viveu a vida de uma senhora alta de princípios vitorianos com quatro filhos e um pouco de dinheiro. Jovem, Isadora foi crescendo em Oakland, Califórnia. Ela estava obcecada pela dança a partir de uma idade precoce. Embora ela não foi exposta a prática do ballet clássico rigoroso, ela alcançou o reconhecimento em San-Francisco. Lá, ela começou a dando aulas de dança para as crianças quando ainda tinha apenas 14 anos de idade.

Ela começou sua carreira profissional em Chicago em 1896, sob o produtor e dramaturgo Augustin Daly . Ele lançou Duncan como Titania em 'Sonho de uma Noite de Verão', e ela viajou com sua empresa para a Europa. Voltau aos EUA, Duncan dança  em casas individuais de consumidores ricos. Ligada ao seu programa A Dança e Filosofia e realizou-a para as valsas de Johann Strauss . Em 1899, ela deixou a América com sua mãe e irmãos para se estabelecer em Londres. Lá, ela conheceu a Sra Patrick Campbell, um ícone do estágio de Londres, quem introduziu Duncan  a sociedade de Londres.

De 1899-1907, Duncan viveu em Londres, Paris e Berlim. Ela começou a usar a música de Frédéric Chopin e Ludwig van Beethoven para sua dança. Em 1903 ela se mudou para Berlim. A Duncan foi introduzida à filosofia de Friedrich Nietzsche . Ela formulou sua própria filosofia do The Dance of the Future modelada após os antigos gregos: natural e livre. Duncan pediu abolição do ballet. Ela acusou ballet de "deformar o corpo da mulher bonita" e privando-o da naturalidade humana. "A dança do futuro terá de se tornar novamente uma alta arte religiosa como foi com os gregos Para a arte que não é religiosa não é arte, é mera mercadoria" - afirmou Duncan. Sua escola de dança em um subúrbio de Berlim, foi o início de seu grupo de dança famosa, mais tarde conhecida como os Isadorables.

Duncan fez vários passeios da Rússia e se reuniu com diretores Konstantin Stanislavski e Vladimir Nemirovich-Danchenko no Teatro de Arte de Moscou. Em São Petersburgo, ela também atraiu a atenção de Anna Pavlova e Tamara Karsavina entre outras bailarinas principais do Ballet Mariinsky. Tendo estabelecido boas ligações com intelectuais russos, ela volta para os EUA, suas performances foram mal recebidas pelos críticos, que "esmagou" Duncan na "interpretação física" da música no palco. Ela deixou a América em 1909, após menos de um ano, e nunca mais voltou denitivamente, retornando apenas para passeios.

De 1909 a 1913, Duncan viveu no Palais Biron em Paris, onde seus vizinhos eram artistas Henri Matisse , escritor Jean Cocteau , e escultor Auguste Rodin . Eventualmente, ela estabeleceu três escolas na França, Alemanha e Rússia, e ganhou enorme popularidade em toda a Europa. Sua vida pessoal foi marcada com tanta liberdade quanto era sua dança. Duncan teve um filho com designer Gordon Craig, e outra criança com Paris Singer, o herdeiro da fortuna da máquina de costura. Seus dois filhos se afogaram em um acidente no rio Sena, em 1913. Naquela época, ela era uma artista aclamada na Europa. Ela dançou com a Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven . Seu rosto foi esculpido em baixo-relevo pelo escultor Antoine Bourdelle no Teatro des Champs-Elysees, e foi pintada nos murais do artista Maurice Denis.

Após a Revolução Russa de 1917, Duncan se mudou para Moscou. Lá, ela se casou com o poeta popular Sergei Esenin que era 17 anos mais jovem. Este foi o seu primeiro e único casamento oficial. Ela foi com Esenin  em uma turnê para os EUA em 1922-1923. Naquela época, suas aparições foram marcadas pelas esposições seus seios no palco e gritando: "Este é vermelho! Eu também!" No ano seguinte, Esenin deixou Duncan e retornou a Moscou, onde sofreu um colapso mental e procurou ajuda psiquiátrica. Naquele tempo, Duncan evoluiu como uma seguidora de Friedrich Nietzsche e permaneceu anti-religiosa pelo o resto de sua vida.
Ex-marido de Duncan, Esenin foi encontrado morto em um hotel em São Petersburgo, em 28 de dezembro de 1925. Sua morte misteriosa não foi completamente explicada. Isadora Duncan morreu em 14 de setembro de 1927, em Nice, França. Ela foi morta por seu longo lenço de pescoço preso na roda de um automóvel aberto, no qual ela era uma passageira. Ela não foi retirada do carro e arrastada antes de o motorista pudesse parar. Duncan foi cremada e suas cinzas foram colocadas no cemitério Père Lachaise, em Paris, França.
Sua altamente popular  escola russa foi fechada em 1939, sob a ditadura de Joseph Stalin , e muitos de seus parceiros russos foram reprimidos e exilados.

Isadora Duncan foi interpretada por Vanessa Redgrave em 1968 no filme  Isadora (1968).
- IMDb Mini Biography Por: Steve Shelokhonov
imagens:http://theredlist.com/

Comentários

  1. Não conhecia a história de Isadora (nome lindo!) Duncan. Bom saber detalhes sobre a vida dela.
    Que morte trágica, né? Fiquei com vontade de assistir esse filme agora, com Vanessa Redgrave.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas