As colagens surrealistas de Matthieu Bourel
















Matthieu Bourel é um artista que faz colagens digitais surreais, cujo trabalho se desvantaja de uma nostalgia à distopia tecnológica.  Bourel combina técnicas tradicionais de colagem em pedaços e colisões com edição digital, animação digital e até mesmo design de som para criar um corpo de trabalho que desfaz a distinção entre ilustração, design gráfico e instalação de arte.
Bourel descreve seu trabalho como "data-ism" e a referência ao movimento Dada original do início do século XX é mais do que uma peça de palavras. Tal como os seus precursores Dadaísta, Bourel se deleita em criar justaposições chocantes, distância irônica e mestiçantes de lâmina alta / cabeça baixa.
















"Um dos objetivos da arte não é apenas distrair as pessoas, mas mais para revelar algumas idéias ou compartilhar um ponto de vista, para criar uma reação / interação com o espectador, com humor, ironia ou sarcasmo. Eu provavelmente me sinto mais perto do Dada do que o surrealismo por essas razões. O surrealismo também foi codificado pela teoria ".

Para Bourel, a colagem é uma forma de peneirar e responder ao excesso de informação constantemente nos bombardeando. Em uma era de sobrecarga visual, o trabalho do artista é tanto para coletar, curar e reorganizar criticamente as imagens como é para criar de novo. "Vivemos em uma era cheia de informações em todos os lugares. Um fluxo constante. Internet, telefones, televisão. Comerciais nas ruas. O termo data-ism é para mim uma maneira de digerir tudo isso, de uma maneira artística ".

Não é uma coincidência se parece que Bourel está tomando uma nota do mundo do hip-hop e da amostragem de música. Bourel desenha uma conexão explícita: "O material de origem normalmente definirá a direção da colagem. Também a técnica. Tradicional mão-cortada ou digital, como eu tento fazer na música. Fiz música desde minha infância. Está tudo relacionado, penso eu. Corte e cole e experiências. Para brincar com minhas influências ". Um dos heróis de Bourel é Jean-Michel Basquiat, que também estava interessado no hip-hop e a conexão entre a amostragem na música e o tipo de amostragem visual que acontece na arte de Bourel.

A técnica de Bourel é guiada pelo pragmatismo. Ele não tem fidelidade filosófica a um método particular. Ele prefere qualquer ferramenta que seja o melhor para tornar a arte que ele deseja. "Eu tento ficar tão realista quanto possível com o digital. Quando na colagem tradicional, você deve seguir as limitações da imagem que você possui, como a cor ou a posição dos elementos, com o digital você pode modificar tudo por manipulação de cores, simetria. Esse é outro campo de jogos e adoro isso. Tudo é possível. Minha solução é focar em ferramentas simples para dar minha mensagem. Caso contrário, você pode se perder facilmente ".

As influências de Bourel são igualmente abrangentes. Além de Dadaismo e Basquiat, ele é inspirado por Magritte, Bacon, Picasso, Picabia, Ernst, Miro, Dali, Pollock, Rothko, "cubistas, construtivistas, abstraccionistas, suprematistas e tudo mais". O que interessa a Bourel é descobrir como cada artista Trabalha, dissecando suas vidas para ver como isso informa seu trabalho. "Para cada artista que eu gosto ou descubro, vou profundamente em seu trabalho e biografia pessoal, por livros, documentários, filmes ou Wikipedia. Eu gosto de aprender com eles, sem uma ordem particular, onde eles conseguiram, e onde eles falharam, artisticamente ou pessoalmente. Para entender mais quem eram, o contexto de sua vida e, portanto, o estado de sua arte e sua evolução ".

a matéria tem como referência:Matthieu Bourel

Comentários

  1. Adoro colagens e as do Matthieu são verdadeiramente incríveis. Maravilhoso Paulo!

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  2. Uau que arte diferente! Muito interessante a técnica dele e os resultados são bem intrigantes mesmo!

    Beijinhosss, Marina
    Estilo, Estilo Meu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas